Provocou polêmica o anúncio antecipado, por parte do senador Romero Jucá (PMDB), de que o Estado de Roraima conseguiu o status de livre de febre aftosa com vacinação. Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Brito Bezerra, o parlamentar federal se aproveitou da situação.
“O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, é do mesmo partido que eu e da governadora Suely Campos. Ele deveria ter feito esse anúncio em conjunto com a governadora, fazendo justiça ao trabalho que ela desenvolveu para que o Estado alcançasse esse status. Ninguém aqui, no Estado, trabalhou mais que ela com o propósito de que nós passássemos a ser livre de febre aftosa com vacinação”, disse.
“Quanto ao senador Romero Jucá, é um oportunista de primeira linha. Ele, de forma oportunista, se reuniu com o ministro já sabendo dessa conquista do Governo do Estado, conversou com ele e o ministro não negou a informação, como se fosse mérito dele. Isso se chama oportunismo, principalmente quando é no sentido de dar essas notícias de primeira mão, até tenta atrapalhar”, acrescentou.
Ele ressaltou que a mudança no status foi alcançada pelo esforço dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr). “O status foi conseguido com a equipe técnica da Aderr, por toda a equipe, com auxílio dos investimentos feitos em infraestrutura dentro daquele instituto para que pudéssemos atender a uma demanda de décadas do setor produtivo”, lembrou. “Agora o produtor rural pode exportar as carnes e o valor agregado será maior. É um grande avanço para o setor produtivo da pecuária”, concluiu.
INVESTIMENTO – O Governo do Estado informou que alcançar o status de livre de febre aftosa com vacinação era uma das metas de Suely Campos, como forma de promover a geração de emprego e renda por meio da pecuária. “Em dois anos, o governo investiu R$ 3.492.506,22, o que representa 40% a mais do que a gestão anterior de governo”, informou.
Os recursos, segundo a administração estadual, foram aplicados na estruturação da Aderr para sair do Médio Risco e agora aguarda somente a confirmação oficial do Ministério, com a publicação de uma portaria reconhecendo a mudança do status para Livre de Febre Aftosa com vacinação.
“Em apenas dois anos, não medimos esforços e fizemos todos os investimentos para sairmos do Alto Risco e atingir o status de Médio Risco Livre de Febre Aftosa com vacinação. Agora, aguardamos o status de Livre de Febre Aftosa com vacinação. Foram encontros com a então ministra Kátia Abreu e depois com o atual ministro Blairo Maggi, juntamente com uma comitiva de pecuaristas do nosso Estado”, disse a governadora Suely Campos.
JUCÁ – A Folha entrou em contato com a assessoria de comunicação do senador Romero Jucá para que se pronunciasse, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria, às 18h. (V.V)